A Prefeitura Municipal, através da Secretária de Assistência Social, por meio da integração entre o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/Centro e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do Jacu e Vila Capelloza, realizou dois dias de ação.

As ações aconteceram pela manhã e tarde, nesta terça (26) e quarta-feira (27), a programação contou com palestras educativas tendo como temática "Autoestima e Aspectos Emocionais da Adolescência” realizada pelo Psicólogo da SEMAS, Arley Silva; e “Saúde Bucal” com a dentista da Secretaria de Saúde, Dra. Verônica Sousa; voltada a crianças, adolescentes e seus responsáveis.

A autoestima na adolescência afeta a vida dos jovens e suas decisões, seus relacionamentos e desempenho escolar. Neste sentido, é importante destacar que uma autoestima baixa pode levar o adolescente a comportamentos de risco e vulnerabilidade. O objetivo dessa palestra é fazer com que ele desenvolva uma boa relação consigo mesmo e com as pessoas a sua volta. É fundamental que ele desenvolva sua capacidade de acreditar em si mesmo para se posicionar com firmeza diante dos conflitos e problemas sem desistir dos seus objetivos.

A palestra sobre “Saúde Bucal” ministrada pela Dra. Verônica ressaltou a importância de fazer a higiene bucal desde muito cedo. Segundo ela, isso é importante para evitar problemas como a cárie que pode ocorrer caso essa higiene não seja realizada após a alimentação. Uma maneira interessante de motivar a escovação é ensiná-la de forma dinâmica e motivacional, assim se tornará algo prazeroso para as crianças. Além de ensinar hábitos alimentares com pouco consumo de açúcares. Além de distribuir kits para higiene bucal foi realizada a prática da escovação correta entre os participantes.

Segundo a secretária de Assistência Social, Josélia Santos, essas palestras serão realizadas em outros polos, nos próximos dias, mantendo o mesmo tema e público-alvo.
ASCOM – PMA
Fotos: José Alves Bezerra

by 18:51 0 comentários