A chuva forte que caiu no início da tarde desta quarta-feira de cinzas (6) ocasionou a queda da cobertura do Ginásio Castelinho, na área do Complexo Castelão, em São Luís.

De imediato equipes do Corpo de Bombeiro foram ao local e fizeram isolamento de área, pois havia risco de novos desabamentos. 
A parte que desabou foi a que estava sustentada pelas colunas da frente, onde fica a entrada principal. A outra parte, nos fundos, para o lado do cartódromo, ainda ficou presas às colunas, mas com risco iminente de desabamento. Por isso, foi feito isolamento.

No local, na parte interna, estavam um vigilante e um servidor da Sedel. Eles saíram ilesos. Em relato à reportagem, o vigilante disse que imaginava que um avião havia caído sobre o ginásio, pois foi um estrondo grande.
Os secretário Rogério Cafeteira (Sedel) e Clayton Noleto (Infraestrutura) estiveram no local para analisar a situação e começar a tomar providências no sentido de reconstruir a cobertura danificada. 

"Todos fomos pegos de surpresa com esse desabamento, ma a determinação do governador Flávio Dino é para que toda a cobertura seja reconstruída imediatamente, após todo o levantamento da situação a ser feito por técnicos da Sinfra", disse o Rogério Cafeteira.
Já o secretário Clayton Noleto afirmou que acionou os setores de engenharia de projetos, para fazer uma avaliação da estrutura, e de engenharia de obras civis, para um levantamento sobre a limpeza do local e verificação do que é necessário para a reconstrução imediata.
No próximo sábado (09), o ginásio seria palco da abertura da Campanha da Fraternidade 2019, com missa celebrada pelo arcebispo Dom Belisário, às 17h.


Em seguida, no dia 16, seria a estreia do Sampaio Basquete na Liga Feminina (LBF).
Por meio de nota, o governo afirma que os eventos serão realizados no Ginásio Costa Rodrigues e que a reconstrução da cobertura será imediata. Confira a íntegra da nota.
O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), confirma que a estrutura do ginásio Castelinho foi parcialmente destruída nesta manhã, devido às fortes chuvas que atingem a capital.

Não houve vítimas. As causas do evento serão tecnicamente analisadas pelo Corpo de Bombeiro (CBM/MA) e pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) que já estão no local.

A reconstrução será realizada imediatamente, tão logo as condições naturais permitam.

Enquanto isso, eventos serão realizados no ginásio Costa Rodrigues e em outros equipamentos esportivos.
Há poucos instantes, nas redes sociais, o governador disse que a recuperação da cobertura do ginásio será iniciada nesta quinta-feira (7).


“Recuperação da cobertura do ginásio Castelinho começa amanhã. Não houve danos à estrutura de concreto do ginásio. Fizemos reunião agora e já definimos todos os encaminhamentos práticos”, disse o governador ao postar foto com secretários.
Do Blog Gilberto Lima 

by 11:25 0 comentários