COMEFC, MAIS QUE UMA CONQUISTA, UM BEM PARA O MARANHÃO.

Uma das lutas de Cristiane como Presidente do Consórcio, era que a mineradora pagasse os royalties da Mineração devido aos municípios por onde passa. Não foi uma luta fácil, mas hoje, graças a Deus, os municípios colherão os frutos que platamos no passado. A partir do mês de Maio, os 23 municípios que cortam a Estrada de Ferro, inclusive Bom Jesus das Selvas, receberão cerca de 46 milhões de reais que serão divididos entre si.
Cristiane Damião fez história no Maranhão com a criação do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (COMEFC), que tinha como principal objetivo melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios que estão sob a influência da Estrada de Ferro Carajás.

Tendo em vista que o Maranhão tem o maior modal ferroviário passando pelo Estado e ainda assim tem o 26º pior IDH do País e os municípios do corredor têm o pior IDH do Estado.
O Consórcio levou vários benefícios para os municípios, como a aquisição de ambulâncias, poços artesianos, kits de irrigação, automóveis para UBS, construção de unidades de saúde, entre outros; o mesmo fez história e deu certo. Ele conseguiu devolver ao solo do Maranhão o respeito e o valor que sempre tivemos, mas que até então não estava sendo reconhecido. Hoje o canal de negociação está aberto com a VALE e tem como prioridade o desenvolvimento destes municípios.

Sem dúvidas essa foi uma das maiores conquistas para os municípios maranhenses onde a EFC passa.

by 15:55 0 comentários