O encontro reuniu diretores municipais, presidentes de Conselhos de Educação, assessores e técnicos das secretarias que compõem a Regional de Açailândia.
A secretária de educação de Açailândia – Maria Luíza Vieira – com sua equipe pedagógica participaram na última segunda-feira (18) no município de Bom Jesus das Selvas do “2º. Encontro de Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Região dos Açaizais – ADERA”. Este segundo confirma o acordo firmado entre os municípios de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios e Itinga do Maranhão.
O primeiro encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Educação de Açailândia, incentivado pela gestora municipal Maria Luíza Vieira e equipe. O consórcio tem como finalidade potencializar uma rede de mobilização cooperativa, para fortalecimento conjunto da gestão educacional e escolar dos municípios supracitados. Tendo como objetivo melhorar os índices educacionais através de parcerias que fortaleçam o regime de colaboração.

O encontro reuniu secretários municipais, diretores de escolas, presidentes de conselhos Municipais de Educação, assessores e técnicos das secretarias dos municípios que fazem parte do ADERA. O prefeito Fernando Coelho esteve presente e deu as boas-vindas aos participantes do encontro, no ensejo parabenizou as ações do arranjo como forte potencial para as secretarias de educação da regional.

A exemplo do que aconteceu no primeiro encontro realizado em Açailândia em janeiro do corrente ano e para ampliar ainda mais a compreensão dos dirigentes municipais e demais participantes acerca da ideia, as professoras Karla Janys e Ruth Pereira – membros da equipe pedagógica da SEMED Açailândia – fizeram uma exposição de motivos exaltando a importância dessa ação para o favorecimento e o fortalecimento das práticas da Regional de Açailândia, destacando ainda, as potencialidades e desafios de cada município.

Karla Janys, que é articuladora da associação, destacou a importância do encontro que vai reforçar a educação na região. “Espera-se que, por meio da ADERA seja possível aumentar o nível de colaboração entre os entes, especialmente, entre os municípios que fazem parte da Regional de Açailândia, tendo como um dos objetivos, promover a cultura de cooperação internacional, visando a melhora da qualidade de educação ofertada aos alunos no território regional”, ponderou Karla.

Por: Antônio Maria – ASCOM - PMA

by 17:09 0 comentários