Deputado Ciro Neto (PP)
O Projeto de Lei 162/19, "Linhas de Produção", de autoria do deputado Ciro Neto (PP), foi aprovado nesta terça-feira (28), por unanimidade, em sessão plenária.

"Linhas de Produção", como defendeu o deputado em sessões anteriores, "é uma oportunidade de acreditarmos na força da agricultura familiar maranhense". Por meio da implantação do projeto em todo o estado, mais de 26 mil pessoas serão beneficiadas de forma direta e a movimentação poderá chegar a quase R$ 1 bilhão por ano.

Quando aprovado, e caso receba a adesão de todos os 217 municípios, o projeto poderá beneficiar quase 7 mil famílias, o que movimentará cerca de R$ 78 milhões por mês em todo o Maranhão. O projeto promove a sustentabilidade.

"Linhas de Produção" baseia-se em cadeia produtiva independente do clima em períodos de estiagem, implementando tecnologias de baixo custo e inovadoras, que sejam acessíveis aos pequenos produtores rurais. "Para melhorar a produção de horticultura, seriam utilizados biofertilizantes, levando-se, assim, um produto orgânico e seguro para a mesa do maranhense", disse o deputado. 

A iniciativa também estabelece a criação dos CICOPs (Centro Integrado de Comercialização dos Produtos), que será responsável por fazer a comunicação entre as regiões, para que o estado torne-se independente da produção de estados vizinhos. "O projeto de lei aprovado trará benefícios significativos para a economia e para os moradores do nosso estado, promovendo sempre uma convivência harmoniosa com o meio ambiente", frisou Ciro Neto.

Próximo passo

Para que o projeto seja validado em todo o Maranhão, falta apenas a sanção do governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB).

Pensando além

Em pronunciamento na sessão plenária, o deputado Ciro Neto falou sobre sua viagem ao Ceará na última sexta-feira (24), onde visitou a EMATERCE. Durante essa visita, o parlamentar teve a oportunidade de conversar com o presidente do órgão, Antônio Amorim, e com o ex-prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, responsável por implantar o projeto que serviu de inspiração ao prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho (que implantou no município o projeto "Linhas de Produção", com o secretário de Agricultura Robson Carvalho, premiado pelo Sebrae na categoria “Inovação e Sustentabilidade”).

Na ocasião, o prefeito Juran Carvalho falou sobre a importância do projeto, “Nossa preocupação foi com a qualidade e a continuidade da produção rural do nosso município, pensando em beneficiar nossos produtores e a população em geral, que teria como adquirir alimentação de qualidade, fazendo circular dinheiro da cidade dentro do nosso município”.

Assecom / Dep. Ciro Neto

by 19:11 0 comentários