Nesta quarta-feira, 1º de maio, é celebrado o Dia Mundial do Trabalho. Data importante por resgatar o valor e a necessidade do trabalho do homem no desenvolvimento da sociedade.

Em Açailândia, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo comemora a data fazendo um balanço das principais atividades realizadas no município em torno do trabalho e emprego, sempre valorizando a atividade industrial e comercial de Açailândia.

Entre as atividades cotidianas, de atendimento ao cidadão - e principalmente, ao empregado e ao empregador - a Secretaria registra e acompanha requerimentos de seguro-desemprego, confecção de Carteira de Trabalho e Previdência Social, além de servir como importante elo de ligação entre quem oferece e quem procura trabalho.

De acordo com Heliomar Laurindo, Responsável pelo Sine em Açailândia, o atendimento não se restringe ao nosso município. "Além dos cidadãos de Açailândia, atendemos diariamente inúmeros trabalhadores de outros municípios, com destaque para as cidades de Cidelândia, Bom Jesus das Selvas, São Francisco do Brejão, Itinga do Maranhão, Buriticupu." - afirma Heliomar Laurindo.

Segundo ele, a demanda maior vinda de outros municípios é no que se refere aos pedidos de seguro-desemprego. Em Açailândia, são registrados em média 300 requerimentos por mês, sendo que destes, em torno de 150 são de cidadãos de Açailândia. "O pedido de entrada no Seguro-desemprego é feito obrigatoriamente pelo Sine e acontece sempre depois que o trabalhador retira o FGTS na Caixa Econômica Federal" - diz o responsável.

Além deste serviço, outro atendimento feito constantemente pela Secretaria é referente ao pedido de confecção da Carteira de Trabalho e Previdência Social. Em Açailândia o serviço é resultado de um convênio estabelecido entre Prefeitura Municipal e Ministério do Trabalho e Emprego. Com esta parceria, aliada ao Sine, os trabalhadores podem fazer seu pedido de confecção da Carteira de Trabalho em nosso município, que tem ligação direta com o órgão emissor do documento. "Neste caso o cidadão nos entrega os documentos necessários para que façamos a inclusão de seus dados no sistema e a partir daí a elaboração da carteira é feita pela Delegacia Regional do Trabalho, que tem sede em São Luis" - explica Heliomar Laurindo.

Em Açailândia a média de pedidos para confecção da Carteira de Trabalho é de 150 por mês.

Outra importante contribuição da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Açailândia é quanto ao emprego. Todo mês aproximadamente 80 vagas de emprego são disponibilizadas em diferentes áreas, passando por trabalhos de auxiliar de serviços gerais, secretariado, e até cargos de gerência. Muitas são preenchidas, no entanto, alguns empregadores ainda encontram dificuldades de contratação por falta de mão-de-obra qualificada em determinados setores da indústria.

Mesmo assim, os índices de empregabilidade e o crescimento da economia local são vistos de maneira positiva pela Administração Municipal, em especial nesta data comemorativa.

"O dia primeiro de maio é data significativa, tanto para quem busca emprego como ao que oferece trabalho. Nos 37 anos de emancipação, politica de Açailândia conta com bons exemplos de homens e mulheres que lutaram e lutam pelo desenvolvimento das relações entre o capital e o trabalho." - afirma o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Heliomar Laurindo.




by 09:54 0 comentários