Deputado estadual Vinícius Louro (PR)
Durante sessão plenária desta quarta-feira (5), o deputado estadual Vinícius Louro (PR) fez uso da tribuna onde destacou a reunião sobre o Orçamento Participativo 2019, realizada na cidade de Pedreiras na última terça-feira (4); oportunidade em que o Governo do Estado deu chance para que a população de oito municípios da região do Médio Mearim pudessem ter voz e contribuíssem com as decisões das ações que serão executadas.

Estavam presentes os prefeitos Jailson Fausto (Lima Campos), Fred Maia (Trizidela do Vale) e Eudina Costa (Bernardo do Mearim); os secretários de Estado, Ana do Gás (Mulher) e Simplício Araújo (Indústria e Comércio); o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo; o vice-reitor da Uema, Walter Canales, a diretora do Campus Pedreiras, Carmem Lucia de Moraes, entre outras autoridades.

Em seu pronunciamento, Vinícius Louro afirmou estar satisfeito com a iniciativa do Governo do Estado em tratar junto à população sobre as demandas de grandes necessidades, no entanto, o parlamentar pediu atenção do Governo para algumas reivindicações para a cidade de Pedreiras, entre elas, providências no sentido de dar continuidade às obras do Hospital de Pedreiras, que estão paralisadas.

“As obras pararam devido a problemas de contratos com empresas. Temos a necessidade que esse hospital seja concluído o mais rápido possível, tenho pedido bastante junto à Sinfra; estivemos lá com o secretário Clayton Noleto e vamos continuar cobrando até que essas obras sejam finalizadas”, afirmou. 

Ainda em seu discurso, Vinícius Louro lembrou que o projeto da Avenida Perimetral, uma via paralela à avenida principal de Pedreiras com o objetivo de melhorar o trânsito na cidade, também foi tratado durante a reunião. “É de grande importância para desafogar o trânsito da cidade. Pedreiras é uma cidade pólo, muitas cidades do Médio Mearim precisam passar por ela para se deslocar a outras localidades, e isso causa grandes transtornos para a população. Essa também é uma reivindicação antiga nossa junto ao Governo”, assegurou. 

O deputado Vinícius Louro aproveitou também para solicitar: a implantação de um Campus da Uema na cidade de Pedreiras com o curso de Direito; a conclusão das obras do colégio Newton Bello, que estão paradas por problemas de contrato na Secretaria de Educação; e a construção da estrada que liga Trizidela do Vale a São Luís Gonzaga.

Rio Mearim

Ao finalizar o seu discurso, o parlamentar pediu atenção especial para o Rio Mearim. Conforme Vinícius Louro, nunca houve uma ação de compensação ambiental no lugar. “O Rio Mearim é um dos rios mais importantes do Maranhão, são mais de 900 km de rio, passando por mais de 80 cidades e favorecendo todas elas. Nunca vi uma compensação ambiental, nenhum programa educativo, nenhum investimento em favor dele. O que vemos é degradação, desmatamento, indústrias se instalando de forma irresponsável, como a empresa Eneva, que capta as riquezas do nosso solo, como o gás natural transformando em eletricidade”, discursou. 
De acordo com Vinícius Louro, a empresa está captando água do Rio Mearim em grande quantidade. “A Eneva devolve essa água em uma quantidade bem menor, porque acaba resfriando as turbinas da termoelétrica fazendo a água evaporar. Essas indústrias não têm a menor responsabilidade com o nosso estado”, destacou. “Nosso Rio Mearim está morrendo, precisamos procurar essas indústrias que captam nossas riquezas para que possam investir no nosso meio ambiente. Faço esse pedido: vamos priorizar o Rio Mearim, lá tem um comitê de bacias e nós precisamos que esses investimentos sejam aplicados; no verão atravessamos o rio com água no joelho e ali é a principal fonte de vida de mais de 80 cidades do estado do Maranhão”, pediu o deputado Vinícius Louro.

Da Assessoria 

by 09:32 0 comentários