“Este segundo Encontro teve como tema a Implementação do Currículo do Território Maranhense com foco no ensino de competências e habilidades seguido de uma vasta programação e exposição de boas práticas advindas das salas de aulas da Regional”

Com o objetivo de implementar o Documento Curricular do Território Maranhense e o monitoramento dos Planos Municipais de Educação, educadores dos municípios que compõem à Regional de Açailândia, como: Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Cidelândia, Itinga, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios e Açailândia, participaram nos dias 04 e 05 de Julho, do 2º. Encontro Formativo do ADERA-Arranjo de Desenvolvimento da Região dos Açaizais, realizado no município de Itinga do Maranhão.

Este segundo Encontro teve como tema a Implementação do Currículo do Território Maranhense com foco no ensino de competências e habilidades seguido de uma vasta programação e exposição de boas práticas advindas das salas de aulas da Regional: painel Interativo- Currículo: BNCC –Base Nacional Comum Curricular à sala de aula como campo de intenção educativa, Oficina de Geografia e Linguagem – Arte e Educação Física.

A BNCC foi desenvolvida para unificar as influências e referências de cada instituição de ensino. A educação atual no Brasil apresenta algumas discrepâncias em relação ao currículo. Dependendo da região do País, os conteúdos trabalhados em sala de aula podem ser bastante diferentes, o que leva a uma formação final também distinta. Com a chegada da BNCC, os direitos de aprendizagem de todos os estudos passam a ser assegurados.

O Encontro do ADERA é embasado na Constituição/88 Art. 23 e 211, parágrafo único, bem como os artigos 8º. e 9º. Da LDB/1996 que dispõe sobre o regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, de forma vertical. Protegidos pela constituição Federal, os municípios se organizam de forma horizontal compondo os ADE’S – Arranjo de Desenvolvimento da Educação como instrumento de gestão pública para assegurar o direito à educação de qualidade em determinado território.

O prefeito do Itinga Lúcio Flávio e outras autoridades participaram do evento de grande relevância para a educação regional, recepcionou os participantes, desejou boas vindas e felicitou a todos.

ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria

by 13:58 0 comentários