A Prefeitura de Açailândia, Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação da Educação Especial, promove no período de 08 a 12 de Julho/19, o Encontro de Formação Inicial dos Cuidadores de Alunos Especiais da rede municipal de ensino.

O evento é uma iniciativa da Coordenação da Educação Inclusiva e Orientação Educacional e será realizada em quatro polos nos turnos matutino e vespertino nas Escolas: Jurgleide Alves Sampaio, Tânia Leite, Dário Brito e Antonio Oliveira Campos. Cerca de 270 Cuidadores participarão da Formação para a Educação Especial e Inclusiva.

Durante a formação, serão abordados temas como legislação e atribuições do cuidador de aluno especial, deficiência física, visual, auditiva e intelectual, os conceitos de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e de Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades e superdotação. No decorrer da Formação, será feita uma dinâmica com os profissionais, além da leitura dos livros e Oficinas.

O encontro será ministrado pela coordenadora de Educação Inclusiva, Ivanilde Sobral de Lima com a participação de psicólogos e fonoaudiólogos, além de psicopedagogos. A coordenadora Ivanilde avalia a iniciativa. “É um momento muito esperado desde quando entrei nessa função, que é muito importante. Essas Formações são fundamentais porque traz uma troca de experiências. As minhas expectativas serão alcançadas e de forma positivas, porque a gente também aprende muito com o curso”, afirmou.

A Secretária de Educação, Maysa Vieira, explica que o papel do orientador na formação é falar sobre a parceria do profissional com o cuidador de aluno especial dentro da escola. “Falaremos sobre o caderno com instruções e características do comportamento do aluno. Esse diário é preenchido pelo cuidador com relatos sobre o estudante. Com esse documento, o cuidador se respalda e a supervisão da equipe de assessoramento técnico consegue acompanhar o desenvolvimento desse aluno”, disse.

ASCOM-PMA-Por: Antônio Maria

by 14:11 0 comentários