A implantação e execução do SIM promove a segurança alimentar e nutricional dos consumidores

Hoje (30/07), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural – SADER, participou do Seminário “Conhecendo o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, evento que aconteceu na sede da FAMEM - Federação dos Municípios do Estado do Maranhão em São Luis. O seminário visa esclarecer aos gestores municipais os ganhos econômicos para o município e munícipes com a implantação do SIM.  

Durante o seminário foram abordadas as responsabilidades do Estado e dos municípios na implantação do serviço e por consequência a promoção da saúde do consumidor por meio do controle da qualidade sanitária dos produtos de origem animal, pescados, ovos, mel, entre outros, e seus derivados. A responsabilidade pela qualidade sanitária do produto deve ser garantida por integrantes da cadeia produtiva, desde os produtores, fabricantes, transportadores, comerciantes, consumidores e até o próprio Estado.

O secretário municipal de Agricultura – Márcio Vinícius disse que o seminário é uma grande oportunidade de conhecimento para gestores e empreendedores do agronegócio. A médica veterinária Fernanda Hellen de Oliveira Souza, da secretaria de Agricultura de Açailândia, participou como palestrante do evento com o tema “Experiências de Açailândia com a Lei de Produtos Artesanais”.

“O seminário foi muito importante para todos os municípios participantes. Esclareceu todas as dúvidas e ressaltou a importância da implantação e execução do SIM. O selo trará benefícios para todos os envolvidos no processo, desde da captação do recurso federal aos pequenos agricultores, declarou a médica veterinária Fernanda Hellen.

Participaram do eventos gestores municipais, engenheiros agrônomos, médicos veterinários e outros interessados no assunto para esclarecer os principais ganhos econômicos, promoção da saúde pública e segurança alimentar garantidos a partir da implantação do SIM.

Segundo Paulo Ziulkoski - Presidente da CNM – Confederação Nacional de Municípios, “A implantação e execução do SIM são para que o Município promova a segurança alimentar e nutricional dos consumidores, incentive a formalização dos estabelecimentos agroindustriais, oportunize a geração de renda dos produtores e, por consequência, amplie as receitas municipais e fomente o desenvolvimento local”.

Ascom PMA – Antonio Maria

by 17:32 0 comentários