Os Jovens bonjesuenses estão deixando o município. É chocante, pois mostra que o jovem perdeu a perspectiva e procura um lugar – longe da terra onde nasceu – para realizar seus projetos e sonhos.

A perda de parcela da juventude significa para uma cidade também perder parte considerável de seu vigor, da capacidade de trabalho, de seu poder criativo, de sua inteligência – pois com uma educação de péssima qualidade, sem cursos profissionalizantes e sem empregos se obrigam a ir embora, deixando pais e mães longe dos filhos. 

Não vemos nenhum projeto, nenhuma política pública voltada a Profissionalização dos nossos jovens, a prefeitura não tem iniciativa de ir atrás buscar iniciativa com o público/Privado, e consequentemente gerar renda no município. 

Eu não tenho a fórmula para fazer Bom Jesus ser feliz e nossa juventude restabelecer suas esperanças. Mas sei de algumas coisas. Sei que sem educação de qualidade, sem crescimento econômico, sem qualificação profissional, sem planejamento urbano, sem políticas públicas de inclusão e sem ruptura com o capital financeiro que nos asfixia estacionaremos no atraso e não chegaremos a lugar nenhum.

Na ausência de ocupação e de perspectiva, jovens são facilmente atraídos para atividades ilícitas, de renda imediata aparentemente fácil.

Capturados por organizações criminosas, adotam um caminho sem volta.


by 09:27 0 comentários