Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção do suicídio, a Prefeitura de Açailândia, através das Secretarias Municipais com iniciativa do Juizado da Infância e do Adolescente que adere à campanha Setembro Amarelo, realizam amanhã,17, a grande caminhada “Acreditamos na Vida.

A caminhada faz parte da programação do “Setembro Amarelo”, com concentração às 08h00 da manhã, na Praça do Pioneiro. A coordenadora do departamento de Busca Ativa da SEMED destaca a participação de alunos de oito escolas da rede municipal e duas estadual. Informa também que a SEMED irá disponibilizar ônibus para o transporte dos alunos, bem como todo o suporte durante o evento com distribuição de água mineral, alimentação antes da saída da escola para o local de concentração para o evento.

A partir das 08h00, na Praça do Pioneiro, acontecerá apresentações culturais com peças teatrais, paródias, entre outras apresentações sobre a temática desenvolvidas pelos alunos e em seguida, uma caminhada com faixas, cartazes e carros de som, percorrerá as principais ruas da cidade para conscientizar a comunidade. O grupo será liderado pelos profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social, SEDEJ e Poder Judiciário/2ª. Vara da Família, Infância e Juventude.

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequada. O NASF-Núcleo de Assistência à Saúde da Família em Açailândia, dispõe de uma equipe de profissionais capacitados para dar suporte aos açailandenses. Busque ajuda. Falar é a melhor opção.

Ao longo do mês de setembro, as Secretarias Municipais de Saúde e Educação promovem diversas ações nas escolas e bairros da cidade dentro da programação do “Setembro Amarelo” – mês de conscientização e prevenção do suicídio com orientações e palestras voltadas aos alunos e moradores.

ONDE PROCURAR AJUDA EM AÇAILÂNDIA?

Na rede de saúde do SUS: Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços de urgência e emergência (CRAS ou UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).

ASCOM-PMA –Por: Antônio Maria

by 15:21 0 comentários