Nota de esclarecimento Venho aqui, por meio desta nota, prestar esclarecimentos sobre o fato lamentável ocorrido ontem no Festival do Peixe de Araguanã. Como todos sabem, tenho uma amizade de longa data com o cantor Romim Mata. Me dirigi ao palco para cumprimentá-lo, como sempre costumo fazer, ao chegar no local, me deparei com uma cena que muito me incomodou, alguns seguranças de forma truculenta tratando mal os fãs da banda Saia Rodada, que se aglomeravam na tentativa de tirar fotos com os artistas, um carro da equipe se encontrava na entrada o que impedia a passagem das pessoas, sendo que o show havia terminado há mais de 20 minutos o que me deixou ainda mais revoltado com a cena. Ultimamente tenho até evitado ir ao camarim dos artistas por conta dessas situações, não fui ao camarim nos shows de Wesley Safadão em Maranhãozinho e Xandy Avião em Carutapera por exemplo, sei que eles não conseguem atender a todos os fãs.
A banda Saia Rodada não tem nada a ver com o ocorrido, ao contrário, fez um show maravilhoso e foram muito gentis com todos.
Mas não é a primeira vez que me deparo com esse tipo de situação em festas, infelizmente alguns seguranças não estão devidamente preparados para exercer tal função, e partem para insultos e empurrões a alguém que só queria uma foto com seu ídolo.
A situação gerou inúmeras especulações e versões diferenciadas, mas eu devo sim, satisfação as pessoas que acreditam em meu trabalho. Eu sou um cidadão e nessas horas tenho reações como qualquer pessoa de bem que se indignaria com a cena que presenciei. Obrigado a todos pelas palavras de incentivo e apoio.
Convido vocês para assistirem esse vídeo com um pouco do show da banda Saia Rodada, foi um momento de descontração e reencontro de amigos. Aproveito aqui para parabenizar o prefeito Valmir Amorim e o secretário Flávio e toda a equipe pelo belíssimo evento, cada ano melhor.
Sistema de abastecimento implantado graças ao trabalho do deputado federal Hildo Rocha beneficia 85 famílias que moram no povoado Boa Esperança Maratá
Há quase três décadas os moradores do povoado Vila Boa Esperança–Maratá sofriam por falta de água. Mas, graças ao trabalho do deputado federal Hildo Rocha a situação agora é diferente. O parlamentar destinou emenda para a implantação de moderno sistema de abastecimento de água que foi implantado na localidade acabando com o sofrimento da população
Com entusiasmo, gritos de alegria, palmas e sorrisos estampados nos rostos, moradores do povoado Boa Esperança Maratá, município de Santa Luzia, comemoraram a chegada de água nas torneiras das casas, um sonho alimentado há 27 anos. O sistema, composto por poço artesiano com 250 metros de profundidade, bomba de captação, reservatório (caixas d’água) e rede de distribuição com 2.000 metros de comprimento, foi financiado com recursos públicos federais originários de emenda parlamentar do deputado Hildo Rocha.
“O sistema de abastecimento de água que entregamos para a comunidade beneficia 85 famílias que há muitos anos sofriam por não terem água nas torneiras. Antes, as pessoas tinham que caminhar muito em busca de água, enfrentando imensas dificuldades, ou então eram forçadas a pagar caminhão pipa para a obtenção do produto. Esse sofrimento acabou graças a essa obra que foi construída pelo Governo do presidente Jair Bolsonaro, por meio da Codevasf, com emenda parlamentar de minha autoria”, explicou o deputado.
Qualidade de vida
Hildo Rocha destacou que a implantação do sistema representa melhoria na qualidade de vida da população. “Agora, as pessoas não terão que fazer esforço físico carregando pesadas latas ou baldes com água. Além dessa vantagem, tem outra ainda maior que é ter, de agora em diante, água potável de excelente qualidade. Água é vida, é saúde”, enfatizou o parlamentar.
Atuação do prefeito Zé Gomes e do Dr. Oseas Rodrigues
O sistema É composto por poço artesiano com 250 metros de profundidade; bomba de captação; reservatório (caixas d’água) e rede de distribuição com 2.000 metros de comprimento
O deputado destacou ainda o interesse, o trabalho, a atuação do prefeito de Buriticupu, Zé Gomes e do ex-prefeito de Santa Luzia, Dr. Oseas Rodrigues que, de acordo com o parlamentar, exerceram papel determinante na viabilização da obra.
“Por conhecer as dificuldades, a angústia e o sofrimento das comunidades, por falta de água potável, o prefeito Zé Gomes e o ex-prefeito Dr. Oseas ajudaram a comunidade na regularização de toda a documentação necessária e acompanharem a construção do sistema. Eu destinei a emenda e hoje temos a felicidade de ver todo o nosso esforço convertido em benefícios para a população”, declarou Hildo Rocha.
Durante pronunciamento, o ex-prefeito Dr. Oseas falou sobre a reunião que teve com o deputado Hildo Rocha para selar um compromisso de trabalho com o parlamentar emedebista.
“Quando fui prefeito de Santa Luzia trabalhei bastante pelas comunidades. Mas, não deu para fazer tudo que eu gostaria de fazer. Hoje, vejo com satisfação a realização de um antigo sonho dessa comunidade graças ao esforço do deputado Hildo Rocha que destinou emenda pra Codevasf fazer a obra. Quando decidi apoiar Hildo Rocha para deputado federal, na eleição passada, eu condicionei o meu apoio à construção desse sistema e de mais um, em outra localidade. Posso afirmar agora é que Hildo Rocha é um daqueles políticos que cumpre com os compromissos, é um homem de palavra “, afirmou o Dr. Oseas.
O prefeito Zé Gomes, que foi um dos responsáveis pela belíssima conquista da população do povoado Vila Boa Esperança, também falou sobre o sonho agora realizado.
A obra foi executada pela Codevasf, empresa pública federal que no Maranhão é administrada por Jones Braga
“Há 27 anos essa comunidade lutava buscava por esse benefício. Portanto, é gratificante poder participar desse momento. Me sinto feliz pela oportunidade de poder estar comemorando esse momento importante, junto com a população de Santa Luzia”, afiançou Zé Gomes.
A primeira suplente de deputado estadual e secretária de Desenvolvimento Social de Buriticupu, Betel Gomes, agradeceu ao deputado Hildo Rocha pela implantação do sistema.
“Graças ao seu trabalho, deputado Hildo Rocha, hoje nós temos a felicidade de poder participar da entrega do sistema que leva o precioso e indispensável líquido até as torneiras de cada casa deste povoado”, comentou Betel.
A presidente da Associação dos Moradores do Povoado Boa Esperança -Maratá, Dona Mocinha, também manifestou gratidão pela ação realizada pelo deputado Hildo Rocha em parceria com o prefeito Zé Gomes.
“Nós nos sentimos muito felizes por essa grande conquista. O prefeito Zé Gomes nos apresentou o deputado Hildo Rocha que ficou sensibilizado com as dificuldades da nossa comunidade. Ele esteve aqui no começo do ano passado e viu o nosso sofrimento. O deputado colocou a emenda, o prefeito Zé Gomes nos ajudou e hoje estamos felizes por essa conquista. Esse sim é um deputado de verdade”, afiançou.
deputado Hildo Rocha e demais autoridades reunidos com moradores que foram beneficiados com a implantação do sistema de abastecimento de água
Denise, uma das moradoras beneficiadas, lembrou das dificuldades que já enfrentou, quando era obrigada a transportar água na cabeça e comemorou a chegada do benefício.
“Eu sou baixa, desse jeito, só de carregar água na cabeça, mas graças a Deus, com a ajuda do deputado Hildo Rocha, do prefeito Zé Gomes e do Dr. Oseas, agora nós temos água encanada chegando nas torneiras das casas. Eu agradeço por isso”, destacou Denise.
Os servidores ativos da Prefeitura Municipal de Açailândia terão de realizar recadastramento funcional a partir de terça-feira (01/10) e segue cronograma estipulado por datas e secretarias.
O recadastramento será presencial e é regulamentado por meio do Decreto nº 239, de 23 de setembro de 2019, que considera necessário a atualização dos dados cadastrais dos servidores públicos municipais ocupantes de cargos efetivos, em comissão, seletivados e empregados público da Prefeitura Municipal de Açailândia, tendo como finalidade identificar o servidor, seu perfil funcional, sua lotação, seu enquadramento funcional, bem como outras informações consideradas fundamentais para o Município. Além de conferir maior controle e celeridade à Secretaria Municipal de Administração, com a finalidade de buscar a melhoria da qualidade das informações como instrumento de gestão de recursos humanos.
O período de recadastramento inicia no dia 01 de outubro e vai até o dia 25 de outubro, nos horários entre 08:00h e 14:00h e será dividido conforme a tabela:
O recadastramento será realizado na Secretaria Municipal de Administração, no Parque das Nações. O recadastramento será feito mediante o comparecimento pessoal do servidor, com apresentação de documentos e preenchimento dos formulários de recadastramento.
O servidor deverá anexar ao formulário a cópia dos seguintes documentos;
Carteira de identidade, CPF e título d eleitor;
Certidão de casamento e/ou averbação da separação judicial, divórcio;
Comprovante com o n do PIS/PASEP
Comprovante de endereço atualizado;
Carteira de registro profissional;
Certificado de conclusão de curso de especialização, Mestrado ou Doutorado;
Carteira de identidade e CPF dos dependentes, se houver;
Carteira de identidade e CPF dos beneficiários de pensão alimentícia, se houver.
O servidor público municipal que deixar de se recadastrar no prazo estabelecido poderá ser instaurado Processo Administrativo Disciplinar, a fim de apurar eventual falta disciplinar.
A publicação foi feita na segunda-feira (23/09) no Diário Oficial.
A Lei Municipal N° 564, de 20 de setembro de 2019 altera a Lei Municipal n° 245, de 15 de dezembro de 2005, que Dispõe Sobre o Horário de Funcionamento de Bares e Similares do Município de Açailândia, e dá Outras Providências. A alteração foi uma iniciativa da Câmara Municipal.
A mudança na lei trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Açailândia. A lei municipal determina que bares e similares, que se caracterizam como estabelecimento que comercialize bebidas alcoólicas para consumo imediato no próprio local, podem ficar abertos a partir das 06 horas. Mas também estabelece que devem encerrar as atividades às 01h nos domingos, segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras e às 03h nas sextas-feiras, sábados, vésperas de feriados e em grandes eventos que recaiam no meio da semana.
Para fins de alteração quanto ao horário preestabelecido na lei, fica a secretaria Municipal do Meio Ambiente incumbida de autorizar, após análise do tipo e da necessidade do evento, uma hora a mais além do permitido nesta lei.
Os bares, boates e similares, ou quaisquer utilizadores da autorização ambiental para o funcionamento e utilização de propagação sonora através de seus equipamentos sonoros, devem estar atentos e obedecer o que determina a LICENÇA em suas condicionantes, no que diz respeito a emissão de pressão sonora através dos equipamentos e estrutura de som, respeitando o limite estabelecido na licença de 55 decibéis, caso haja desobediência que contrarie a Licença, serão tomadas as devidas providências.
Conforme estabelece a Lei Municipal N° 320 de 23 de outubro de 2009, que dispõe sobre o controle da poluição sonora e os limites máximos de intensidade da emissão de sons e ruídos resultantes de atividades urbanas e rurais no Município de Açailândia.
O deputado estadual Vinicius Louro (PL) participou neste sábado (28), do lançamento da pré-candidatura a prefeito da liderança política, Paraíba (PL), na cidade de Morros. Na ocasião também ocorreu a grande Conferência Municipal do PCdoB, com o objetivo de deliberar sobre as ações políticas do município.
Participaram do evento o ex-deputado federal, Waldir Maranhão (PSDB); o vereador Fred Kennedy; o dirigente estadual do PT, Francimar Melo; o presidente do diretório do PT de Morros, Paraíba Filho; Odair José, do PCdoB estadual; professor Mário Alberto, do diretório municipal do PCdoB; o representante da Zona rural, Amadeu; entre lideranças políticas, comunitárias e sindicais.
Em sua fala, o deputado Vinicius Louro garantiu apoio ao pré-candidato Paraíba em sua caminhada até o pleito de 2020. "É um prazer imenso retornar a esta cidade; por todo reconhecimento, trabalho e companheirismo, principalmente deste grande homem que é o Paraíba, iremos lutar por melhorias na vida da população. Juntos vamos visitar as comunidades, procurar saber quais as suas necessidades e trabalhar para sanar todas elas", afirmou Vinicius Louro.
O pré-candidato Paraíba agradeceu a parceria. "Satisfação imensa poder contar com o apoio do deputado Vinicius Louro, agradeço a atenção especial que ele tem dado a nossa cidade. Tenho certeza que faremos um belo trabalho, com o único objetivo de garantir o melhor para Morros", disse Paraíba.
No inicio da manhã por volta das 9:00hs deste sábado (28), uma carreta do tipo BITREM pertencente à uma empresa terceirizada da Suzano tombou apos perde os freios onde a mesma voltou de ré fazendo um L bem no meio da BR 222 um dos seus compartimentos virou toda a carga de eucaliptos.
Caso ocorreu no perímetro urbano da BR 222, nas proximidades da Lagoa do Joaquim, no evento não foi registrado pessoas feridas, o trânsito ficou lento e complicado, uma vez que o equipamento ficou atravessado sobre a pista pois alguns veículos de passeios e caminhões de pequeno porte tiveram que passar pela Av Santa Luzia.
A via foi desobstruída da BR222 a partir das 14:30 horas, desta tarde de sábado.
O deputado estadual Vinicius Louro (PL) participou nesta quinta-feira (26), da audiência pública que discutiu a problemática da falta de água na cidade de Santa Inês. A reunião foi proposta pelo presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputado Felipe dos Pneus (PRTB) e contou com a presença do diretor da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Carlos Rogério Araújo, para que prestasse os devidos esclarecimentos à população.
Também estavam presentes os deputados Leonardo Sá (PL), Rildo Amaral (Solidariedade), Mical Damasceno (PTB), Wellington do Curso (PSDB) e Roberto Costa (MDB); a prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel (DEM); o presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Siqueira (PSB); a presidente da OAB de Santa Inês, Karine Teles; e o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Ismael Fonseca.
Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Santa Inês, o deputado Vinicius Louro afirmou que o problema já é antigo e tem causado sofrimento na vida da população. O parlamentar cobrou ações efetivas da Caema para que o abastecimento de água seja distribuído de forma correta em todo o estado.
“Nós temos que buscar soluções, tanto em Santa Inês, quanto para a cidade de Pedreiras e para todo o Maranhão. Aqui nesta audiência há vários representantes de todo o estado, cada um de nós pode fazer algo para ajudar a resolver esse antigo problema em nosso estado, o povo quer soluções. Precisamos chamar a equipe técnica da Caema e de gestão para nos dar esclarecimentos sobre essas problemáticas financeiras, as contas estão chegando às casas dos moradores, mas a água não chega até eles. Medidas emergenciais precisam ser tomadas para sanarmos a escassez deste bem tão precioso e essencial para a nossa sobrevivência”, declarou o parlamentar.
O diretor da Caema, Carlos Rogério Araújo, anunciou que existe um projeto para resolver a falta de água em Santa Inês, mas alegou que empresa não tem recursos para executar, por conta da grande quantidade de inadimplentes no estado. “Já temos meio caminho andado para iniciarmos o nosso projeto, unindo a Caema, Prefeitura, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado, podemos conseguir. Também apresentamos aqui algumas soluções, na medida que tivermos recursos financeiros, tenham certeza de que será bem aplicado em prol da população de Santa Inês e do Maranhão”, disse o diretor.