Campanha Nacional de Combate e Prevenção para o tratamento precoce e enfrentamento da hanseníase

Até o dia 31 de janeiro, O CCA - Centro de Controle de Agravos de Açailândia irá intensificar as atividades de combate, controle e enfrentamento da hanseníase, com ações estratégicas que envolvem a distribuição de material informativo, realização de palestras educativas, busca ativa de casos, diagnóstico e tratamento, a fim de levar até a população informações sobre a doença, seus sinais e sintomas objetivando assim o diagnóstico precoce e a diminuição das sequelas incapacitantes da doença quando do diagnóstico tardio. 

Em Açailândia, no mês de janeiro trabalha-se a Campanha Educativa, unindo forças com a Secretaria Municipal de Saúde, a Atenção Básica, Vigilância em Saúde e NMES. O CCA tem o objetivo de realizar a campanha voltada para conscientização da população sobe a doença. Desfazendo preconceito e promovendo diagnóstico precoce e tratamento.

PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DO JANEIRO ROXO
Em Açailândia a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realiza o encaminhamento para exames e garante todo o tratamento.

Hanseníase tem cura. Procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) caso identifique alguns dos sintomas:

Dores locais: nas articulações, nas mãos, nos pés ou nos olhos;

Na pele: manchas espalhadas pelo corpo com perda de coloração, bolha, erupções, nódulos, pequena saliência, perda de cor, vermelhidão ou úlceras;

Neural: formigamentos nas mãos e nos pés, esquentamentos, perda da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil, redução na sensação de tato ou perda da sensação de temperatura;

Também é comum: deformidade física, irritação nos olhos, lesões nos nervos, perda de peso ou dificuldade em levantar o pé, incapacidade física , queda dos cílios, lesões nos nervos ulnar, radial e fibular.

ASCOM - PMA

by 10:01 0 comentários